Terceirização de impressão térmica
Outsourcing de impressão
Vamos começar pelo termo outsourcing de impressão. Esse termo em inglês significa terceirização de processos, é o ato de alugar ou fazer contrato de comodato de impressoras ou equipamentos de impressão.
Sabemos que uma empresa utiliza muito de impressões, principalmente no setor financeiro e de recursos humanos, o que demanda muito papel, tinta, equipamentos para o funcionamento e manutenção dos aparelhos, o gasto para manter esses serviços é alto e muito lixo é gerado.
Terceirizar esses serviços é uma estratégia para organizar todos os serviços relacionados à impressão e, a empresa que utiliza desse método, não tem que se preocupar com as maquinas, nem com os resíduos que são gerados, sendo uma solução inteligente e eficaz para gerenciar o negócio.
Impressão Térmica
A impressão térmica funciona através do calor, acontece quando um papel termossensível passa pela cabeça da impressão, que é a zona de aquecimento, o papel é aquecido em pontos específicos e muda de cor nessas áreas. A impressão comum é preta, mas existem as impressoras térmicas bicolores, que são capazes de imprimir em vermelho, por exemplo.
Esse tipo de impressão pode soar estranho para você, mas é algo que lidamos cotidianamente quando recebemos um cupom fiscal ou solicitamos o extrato bancário. As empresas que costumam utilizar esse serviço são bancos, restaurantes, lojas, supermercados, a maior parte do setor comercial. É uma solução que atende as necessidades e possui baixo custo.
Existem dois tipos de impressão térmica:
Transferência térmica
A transferência térmica ocorre quando a cabeça de impressão está aquecida e entra em contato com o ribbon, que transfere para a etiqueta. A etiqueta pode ser de diferentes materiais, como o BOPP, couché ou nylon resinado.
Esse tipo de impressão é mais resistente, dependendo do material da etiqueta e do ribbon utilizado, suportam diferentes condições climáticas e ambientais, podem ser expostos a baixas e altas temperaturas, poeira e umidade. São ideais para identificação de produtos, precificação, etiquetagem e controle de estoque, pois tem maior resistência ao tempo.
Térmico direto
Esse tipo de impressão não utiliza ribbon, a cabeça de impressão aquece o papel de acordo com o que será impresso e risca diretamente na etiqueta. Sendo assim, não é qualquer papel que pode ser utilizado nesse método, precisam ser compatíveis à impressão térmica direta. É indicado que seja usado para fins com alta rotatividade, como tickets de estacionamento ou filas de banco, por exemplo, pois a impressão não pode ser exposta à luz solar, poeira ou umidade, não é tão resistente e o que foi impresso pode esvair em pouco tempo.
A diferença desses métodos não está realmente neles, mas no modo de aplicação, portanto escolha o que melhor se encaixa na sua operação e que seja a mais rentável.
A impressão térmica aumenta a velocidade dos serviços das empresas e reduz custos, parece a solução dos problemas, mas tudo tem suas vantagens e desvantagens, vamos conhecer elas:
Vantagens
A impressão é feita de maneira silenciosa e rápida, agilizando os serviços e auxiliando na automação comercial. Quando ocorrem manutenções periódicas, dificilmente dá problemas e as manutenções são fáceis nessas máquinas. A impressora não utiliza de toners ou cartuchos de tinta, reduzindo custos para a empresa. Como utiliza apenas do calor para realizar a impressão, reduz o impacto ao meio ambiente.
Desvantagens
As impressoras térmicas mais comuns só imprimem em preto e branco, trabalhos que precisam ser impressos em mais cores, necessitam de outras alternativas mais caras. Além disso, a impressão térmica direta dissipa com o passar do tempo, não sendo uma boa opção para documentos que precisam se manter intactos. Existem soluções que aumentam a longevidade como a impressão por transferência técmica com o uso de ribbons. O cuidado pós impressão e a qualidade do papel também interferem na durabilidade da impressão.
Esse foi um resumo de como funciona a terceirização de impressão térmica, junte as informações e decida qual dos tipos disponíveis se adequa melhor ao seu negócio. Contratar esse serviço a curto ou longo prazo, é mais econômico do que investir em estrutura própria. Escolha uma empresa especializada e de confiança para contratar os serviços, escolha por qualidade.