Pages Menu
Categories Menu

Posatado por em 28/02/2018 em Impressoras |

O que é DPI? Entenda sua importância

O que é DPI? Entenda sua importância

Dots per inch

Dots per inch

Para realizar uma impressão de qualidade os cuidados começam bem antes da escolha da impressora e da escolha do papel. Uma imagem para ser impressa precisa apresentar um elevado número de DPI, mas o que isso significa de fato?


A sigla DPI origina-se da expressão em inglês Dots per inch, que em livre tradução significa pontos por polegada. DPI, ou PPP, representa o número de pontos que são encontrados em uma polegada daquela imagem, e é muito comum falar em resolução quando falamos em DPI. Quanto maior for o número de pontos por polegada, maior será a resolução da imagem. Quanto mais pontos, mais detalhada e bem definida a imagem é. Deste modo, imagens que possuam poucos pontos por polegada, ao serem impressas, podem apresentar falta de nitidez e baixa qualidade, não sendo recomendada para trabalhos gráficos.

As impressoras, mesmo aquelas domésticas, possuem a função de ajustar a densidade da imagem, possuindo mais ou menos DPI. Imagens que serão utilizadas como prévias ou rascunhos, assim como documentos internos da empresa podem ser impressos com uma qualidade mais baixa, para uma impressão mais rápida e econômica. Já produtos gráficos impressos para uso fora da empresa; enviados ou visto por clientes, precisam apresentar uma qualidade superior, prezando pela definição da imagem.

Pelo fato de se ater às minucias, uma impressão de imagens com mais pontos por polegada pode se tornar mais demorada, utilizando mais toner ou tinta no momento da impressão, e apresentando uma qualidade mais elevada.

No caso de fotografias, a câmera utilizada impactará diretamente no resultado final da impressão. Câmeras semiprofissionais e até mesmo algumas contidas em smartphones, produzem uma imagem com mais pontos por polegada, maior nitidez, cores mais vivas e maior definição.

É possível, através de softwares de edição de imagem, editar a quantidade de pontos por polegada, visando uma impressão de maior qualidade. Imagens que possuam pouca densidade, não devem ser impressas em um tamanho maior que possuem, por exemplo, porque resultará em uma imagem distorcida e até mesmo borrada. Atente-se sempre à qualidade das imagens apresentadas em monitores de vídeo, pois por serem medidas em PPI (pixels por polegada) geralmente o resultado impresso é bem similar ao do monitor.

Depois de prestar atenção a resolução da imagem é preciso escolher uma empresa que trabalhe com os melhores equipamentos do mercado e possua uma mão de obra qualificada para realizar esse trabalho de outsoucing de impressão.

Conheça a FCM outsourcing de impressão

A FCM possui quase de 20 anos de mercado, e é uma empresa de extrema confiabilidade e segurança no manejamento de documentos e arquivos enviados pela empresa, garantindo assim que não vaze informações e comprometa a empresa. Entre em contato com a FCM e faça seu orçamento, nós temos um plano especializado para sua empresa, oferecendo outsourcing de impressão térmica, outsourcing de impressão office e até outsourcing de coletores de dados, tudo de acordo com suas demandas e expectativas de crescimento.